Notícias - CEAP abre inscrições para Curso de Formação de Professores em Educação para as Relações Etnicorraciais

Notícias

09/07/2014

CEAP abre inscrições para Curso de Formação de Professores em Educação para as Relações Etnicorraciais

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Curso de Formação de Professores em Educação para as Relações Etnicorraciais. Promovido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e patrocinado pela Petrobras – através do projeto Camélia da Liberdade-, o trabalho visa à formação para docentes, em apoio à lei 10.639/2003, que tornam obrigatórios os ensinos das histórias da África e da Cultura Afro-Brasileira, nas redes públicas e particulares de ensino. O CEAP é uma das instituições parceiras do projeto A Cor da Cultura.

O curso será ministrado em cinco polos no estado: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Macaé, Volta Redonda e São Gonçalo. Serão dez encontros semanais, aos sábados, totalizando 80 horas/aula. Estão habilitados a participar profissionais de educação das redes municipal e estadual; educadores populares e professores de pré-vestibulares comunitários; integrantes de movimentos sociais; e estudantes de licenciaturas.

Na programação constam aulas expositivas, seminários e debates, a partir de leituras e exibição de filmes, dinâmicas de grupo e experimentos de práticas pedagógicas. Para conseguir a certificação, os professores precisam ter 75% de presença em cada módulo, entregas dos trabalhos solicitados e do trabalho final do curso.

Racismo e Cotidiano na Escola, Arte Negra, Etnociência e História da África estão entre as disciplinas previstas no conteúdo programático. Após o curso, os professores serão capazes de compreender a 10.639/03, debater formas de aplicá-la, organizar conteúdos metodológicos e implementar suas aplicações.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto no site www.ceaprj.org.br

 

Abrangência:

 - Rio de Janeiro: Rio de Janeiro; Niterói: Nilópolis; e S.J. de Meriti;

Previsão de início: 16/08 (Seminário/Aula Inaugural)

Local: UERJ

 - Nova Iguaçu: Nova Iguaçu; Belford Roxo; Mesquita; Duque de Caxias: Seropédica; Queimados; Paracambi; Miguel Pereira; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; e Japeri.

Previsão de início: 26/07 (Seminário/Aula Inaugural)

Local: UFFRJ / Parceria: LeAfro

 - Volta Redonda: Volta Redonda; Pinheiral; Barra do Piraí; Quatis; Porto Real; Resende; Piraí; Barra Mansa; Resende; Rio Claro; Vassouras; e Itatiaia.

Previsão de início: 8/08

Local: *a definir

- Macaé: Macaé; Rio das Ostras; Carapebus; Conceição de Macabu; Quissamã; Casimiro de Abreu; Campos dos Goitacazes; e Trajano de Moraes.

Previsão de início: 30/08 (Seminário/Aula Inaugural)

Local: FUNEMAC

- São Gonçalo: São Gonçalo: Niterói; Maricá; Itaboraí; Tanguá; Guapimirim; Rio Bonito; Saquarema; Araruama ; e Iguaba Grande

Previsão de início: 5 e 6/09 (Seminário/Aula Inaugural)

Local: UERJ/ Campus São Gonçalo